Entenda a importância das vagas exclusivas para pessoas negras

Eu sou uma mulher branca que falará da importancia da inclusão racial, papel difícil por não ter lugar de fala mas contribuo com vocês alguns pensamentos como uma verdadeira aliada do antiracismo, Tudo que irei expor aqui vem de uma opinião de mulher branca que luta para que esta segregação camuflada cesse e que possamos acabar com o racismo estrutural que nos permeia.

Embora não seja uma exigência legal as empresas contratarem pessoas negras para ocuparem seus cargos, muitas delas fazem isso como uma estratégia para reparar de forma justa danos causados durante anos e anos de preconceito e injustiça contra estas pessoas.

Inclusão social

Em primeiro lugar, dispor de vagas exclusivas para pessoas negras em sua empresa é uma forma de gerar inclusão social. Nesse contexto, importa dizer que a história dos povos negros é profundamente marcada pela desigualdade de oportunidades em relação aos brancos. Ao longo da história da evolução da humanidade, as pessoas brancas sempre ocuparam uma posição privilegiada em relação às pessoas negras. Nos dias atuais isto continua e por isto é importante a inclusão de pessoas negras em cargos de liderança, na política, nas nossas organizações.

Diante disso, gerar vagas exclusivas para pessoas negras em sua empresa é uma forma de garantir que elas tenham hoje acesso a oportunidades que antes eram negadas a elas. E não somente ofertar as vagas, mas de fato incluir estas pessoas dentro da organização, desenvolver os profissionais que já compõe o time para que estes consigam chegar em cargos de liderança, dar oportunidade externa e interna é primordial para que mais negras (os) estejam no poder, tenham voz e tenham vez!

Desenvolvimento social

Além de gerar inclusão social, a empresa que reserva parte de suas vagas efetivas para este grupo, também contribui para o desenvolvimento social. Afinal, essa atitude é capaz de mudar o pensamento sociedade, bem como mercadológico, fazendo assim com que estas pessoas sejam respeitadas como merecem e devem ser. É importante lembrar que a população negra representa mais da metade de pessoas no nosso país e sofre com falta de boas oportunidades por puro preconceito.

A empresa que reserva parte de suas vagas efetivas para esta população, garante o desenvolvimento não apenas econômico, mas também da sociedade no geral.

Imagem de mercado

Hoje, não é demais destacar, está em andamento um movimento que busca expandir a diversidade no âmbito das empresas, bem como garantir que todos tenham acesso às oportunidades geradas por elas. Além disso, o consumidor moderno é altamente exigente, no sentido de que antes de comprar um produto ou serviço, ele pode pesquisar profundamente a empresa, bem como seus valores e comportamentos.

Os consumidores de hoje não toleram empresas racistas. O objetivo com isso é realizar uma compra consciente, sabendo que se comprar produtos ou serviços na empresa certa, ele também estará apoiando comportamentos positivos adotados por ela.

Senso de pertencimento à sociedade

Ainda posso dizer que a empresa que reserva parte de suas vagas efetivas para pessoas negras também colabora para fortalecer nestas o senso de pertencimento à sociedade. Elas pagam seus impostos e cumprem seu dever como cidadão, merecendo, portanto, ter acesso às mesmas oportunidades que as pessoas brancas têm. Chega desta segregação camuflada.

A empresa que se compromete com essa política colabora para garantir a mudança de pensamento de outras empresas, que podem, a partir de seu exemplo, implementar em seu âmbito a reserva de vagas para pessoas negras, gerando nelas o sentimento de pertencimento e satisfação. E claro, não adianta somente ofertar a vaga mas incluir estas pessoas de forma correta para que elas sintam-se de fato pertencentes ao meio de trabalho.

Uma forma segura de garantir oportunidades às pessoas negras em um processo de recrutamento é adotar a entrevista às cegas, que pode também ser focada somente para este grupo de pertencimento .

A entrevista às cegas é uma estratégia que permite ao RH e gestores das organizações de realizar a contratação de profissionais de maneira neutra, sem se levar por fatores preconceituosos ou discriminatórios, como machismo e racismo, que podem fazer com que deixe de recrutar talentos super qualificados por mero preconceito.

Negar que o racismo existe em nosso país, em nosso mundo é agir de forma preconceituosa. Se você é uma pessoa branca, você tem a obrigação de ser um aliado e colaborar para esta reparação histórica tão necessária.

Cammila Yochabell

#diversidade #pluralidade #racismonao #racismoestrutural #empregabilidade #rh #recrutamento #entrevistaascegas


Cammila Yochabell

Nordestina. A mãe do Ben. CEO da Jobecam. Em 2016 fundei a Jobecam. Uma plataforma 100% digital que torna o processo seletivo muito mais eficiente, acessível e justo por meio da tecnologia de vídeo. Pioneira em entrevista às cegas por vídeo, o “The voice” da seleção.