mulher indígena jovem

O MERCADO DE TRABALHO PARA PESSOAS INDÍGENAS

O mercado de trabalho, como um todo, sofreu com o reflexo da pandemia da Covid-19. No Brasil, quase 15 milhões de pessoas ficaram desempregadas até novembro de 2021, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As consequências da epidemia reverberam até os dias de hoje, principalmente dentro dos grupos minorizados.

Para se ter uma ideia, a população indígena possui a menor taxa de participação no mercado de trabalho formal, segundo dados da pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas IBRE (Instituto Brasileiro de Economia).

O desemprego ou ocupação de postos informais se tornaram comuns para pessoas indígenas, uma vez que a oferta de vagas afirmativas em organizações privadas não são amplamente divulgadas.

Percebendo a oportunidade, criamos uma ferramenta com foco na diversidade e inclusão de talentos, considerando suas competências e habilidades eliminando vieses inconscientes. Saiba mais!

Vagas afirmativas para pessoas indígenas

Ainda segundo a FGV, durante a pandemia, os povos indígenas chegaram a perder 28,6% de suas rendas. O mesmo estudo apontou que, na região onde vivem 55 milhões de pessoas indígenas, apenas 67% trabalham, sendo 85% atuantes em trabalhos informais. 

Do ponto de vista corporativo, apenas 1% do quadro de funcionários das 500 maiores empresas do Brasil é ocupado por indígenas, segundo o Instituto Ethos. Ao afunilar para os cargos de liderança, o número cai para 0,1%.

Para mudar este cenário e inserir a população indígena no mercado de trabalho formal, as organizações aderiram a abertura de vagas afirmativas. Contudo, a falta da divulgação dessas oportunidades nos meios de comunicação acessíveis aos talentos deste grupo, impedem o crescimento das contratações.

Como contratar pessoas indígenas?

Visando ampliar a contratação das pessoas de grupos minorizados, a Jobecam está construindo o maior banco de talentos diverso do Brasil. Confira alguns exemplos de perfis cadastrados:

  • Pessoas pretas e pardas;
  • Pessoas com deficiência (PCD);
  • Pessoas imigrantes ou refugiadas;
  • Pessoas LGBTQIAP+
  • Pessoas idosas;
  • Mães;
  • Entre outros grupos.

Atualmente, com quase 300 mil perfis criados, nossa ferramenta de vídeo seleção conta com inteligência artificial que otimiza e reduz custos dos processos seletivos em até 80%.

Com a proposta de entrevistas anônimas, os profissionais são selecionados por suas habilidades e competências, uma vez que a nossa tecnologia tem como objetivo principal eliminar o preconceito e vieses inconscientes que podem acontecer durante as entrevistas tradicionais.

A opção de seleção anônima, apesar de fortemente recomendada, é opcional. A empresa contratante escolhe como prefere seguir com o processo seletivo dos profissionais cadastrados. Conheça nossa ferramenta!

Em 2023, 477 candidatos deste grupo participaram de processos seletivos nas empresas parceiras da Jobecam. Planejamos aumentar esse número em 2024, com a sua ajuda!

Vem para a Jobecam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *