Por que vídeo entrevista é a maneira mais eficaz de contratação?

Qualquer profissional que atua na área de Recursos Humanos percebeu que, nos últimos anos, o processo seletivo tem assumido novas formas. Essa mudança se deve, principalmente, aos recursos tecnológicos que estão sendo implementados nas etapas de contratação.

Um deles, é a vídeo entrevista. Essa ferramenta gera inúmeros benefícios para esse setor da empresa sem prejudicar, contudo, a segurança, a privacidade e a capacidade de customização para as necessidades de cada organização, seja ela pequena ou grande.

Além disso, recursos como esse se mostram especialmente interessantes nas primeiras etapas do processo seletivo, o que economiza muito tempo dos contratantes e torna a tarefa de encontrar as pessoas mais adequadas entre diversas candidaturas muito mais dinâmica.

Leia a seguir, algumas boas razões para considerar a possibilidade de implementar a vídeo entrevista em sua empresa.


Agendamento estratégico

Os candidatos realmente qualificados são disputados pelo mercado e, portanto, a sua organização não é a única para onde eles enviaram uma candidatura. Ademais, do ponto de vista da empresa, entrevistar uma grande quantidade de candidatos por dia pode ser um desafio, quando se considera a organização necessária e a agenda dos recrutadores.

Por isso, a entrevista por vídeo pode poupar bastante tempo que seria gasto em planejamento da melhor data e horário. Outro ponto positivo é que, no caso de imprevistos ou não cumprimento do agendamento combinado, o prejuízo em relação ao tempo despendido é bem menor, se comparado à entrevista programada para ser olho no olho.

Processo seletivo otimizado

Se a empresa adota determinados procedimentos para a contratação que envolvem, por exemplo, a aprovação de gerentes e outros profissionais que não acompanham o processo seletivo desde as primeiras etapas, a vídeo entrevista pode ser um recurso muito pertinente para garantir um julgamento mais realista e até dispensar a necessidade de algumas etapas posteriores.

Assim, o tempo gasto com candidatos que não estão alinhados à cultura da empresa pode ser diminuído e o processo recair sobre os mais qualificados não apenas em termos de currículo, mas também em relação aos valores corporativos e cultura organizacional.


Geração de dados sobre os profissionais contratados

Na entrevista que é realizada exclusivamente na modalidade presencial, as falas, respostas, diálogos e outras importantes características são perdidas e não podem ser revistas ou consultadas no futuro. Não ter um recurso que permita essa análise, faz com que a sua empresa perca padrões comportamentais muito importantes que poderiam gerar aprendizados e insights preciosos sobre o desempenho dos colaboradores contratados.

Ao estudar as diferenças e semelhanças entre a entrevista e a prática profissional, por exemplo, a organização pode delinear ou até reajustar o tipo de perfil que deve ser priorizado nos processos seletivos.

Se alguns dos melhores recursos humanos adquiridos apontaram tal experiência ou demonstraram uma visão de mundo similar, esses aspectos podem indicar que aquele perfil curricular ou comportamental é mais adequado para o ambiente corporativo da empresa. O contrário também se mostra importante para o aprendizado do RH.

Neste artigo, você conheceu os principais benefícios de utilizar o vídeo entrevista em seus processos seletivos. Agora, que tal experimentar na prática? Conheça os nossos planos e saiba qual é o mais adequado para a sua empresa! Acesse: www.jobecam.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *