Cultura organizacional e processo de recrutamento: descubra qual a relação entre os dois

O processo de recrutamento vai muito além da simples convocação de candidatos para vagas que a sua empresa precisa preencher. Esse processo envolve pessoas e suas características. Nesse contexto, compreender sobre a cultura organizacional é muito importante, de modo que será possível agir com assertividade e obter melhores resultados na organização, já que a atração de talentos que possuem valores próximos a cultura organizacional é fundamental para ter maior aderência aos processos e demais colaboradores.

Para que você compreenda melhor sobre esse tema, preparamos este artigo, para falarmos sobre a relação que há entre a cultura organizacional e o processo de recrutamento.


O que é cultura organizacional?

Podemos definir cultura organizacional, como o conjunto de crenças, hábitos, costumes, valores que influenciam as pessoas, a tomada de decisões e os processos corporativos. Como você pode perceber, a cultura organizacional é o pilar principal de toda empresa e seria praticamente impossível, não influenciar nas atividades de recrutamento. Então, vejamos mais a seguir!


Compreensão da cultura organizacional

Para ser assertivo no processo de recrutamento, é necessário que, acima de tudo, a área de Recursos Humanos (RH), compreenda bem a cultura organizacional, afinal, é este setor que deverá realizar o pleno alinhamento entre as áreas. Assim, alguns pontos devem ser analisados. Veja abaixo:

• Criatividade e adaptação;

• Orientação para resultados, processos e metas;

• Estabilidade e previsibilidade;

• Ênfase ao respeito, dignidade e a ética;

• Foco em servir aos clientes finais.

A partir dessas características, em relação à cultura organizacional, será possível estabelecer a relação de paridade com as atividades do recrutamento. Afinal, a área responsável deve selecionar pessoas que se enquadram nos moldes da percepção da empresa.


A seleção de acordo com a cultura organizacional

Como vimos no tópico anterior, pode haver vários tipos de cultura organizacional. Saber disso é fundamental na hora de realizar o recrutamento. A falta do alinhamento entre esses dois pontos, cultura organizacional e processo de recrutamento, pode gerar ruídos na comunicação e conflitos de interesse. Por exemplo, se a empresa tem uma cultura inovadora, raramente terá sucesso com os colaboradores nos moldes tradicionais de pensar e agir. A situação inversa também é aplicável, afinal, a relação entre colaboradores e empresa é uma “via de mão dupla”.

A questão, é que não é fácil identificar os valores e características no processo de recrutamento, sendo necessária a adoção e o emprego das ferramentas adequadas para o correto alinhamento entre a cultura organizacional e as atividades de recrutamento.


Competências complementares

Como dito anteriormente, as atividades de recrutamento apresentam uma relação direta com a cultura organizacional, porém nem sempre em uma correlação positiva, no mesmo sentido. Vamos explicar melhor esse ponto…

Uma organização é composta por pessoas que se alinham em um objetivo comum e em conformidade com a cultura organizacional. Em muitos casos, o recrutamento pode proporcionar aumento dos resultados da empresa com a seleção de pessoas que possuam habilidades e competências complementares à cultura organizacional.

Isso vai garantir que a organização tenha a cobertura de possíveis lacunas de habilidades demandadas, para ter maior participação no mercado em que atua e estar à frente dos seus concorrentes diretos. Entretanto, para que isso seja possível, o emprego de ferramentas de análise comportamental, que sejam capazes de identificar e cruzar informações do candidato com a cultura organizacional, é fundamental.

Agora que você compreendeu a relação entre a cultura organizacional e o processo de recrutamento, que tal começar a colocar em prática os conceitos apresentados neste artigo? Certamente, as contratações serão mais assertivas!

Precisando renovar e inovar os processos de recrutamento e seleção na sua empresa? Acesse nosso site www.jobecam.com e conheça agora mesmo as nossas ferramentas! E se ficar interessado, fale com um dos nossos consultores para aderir e experimentar um dos nossos planos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *