Por que o Fit Cultural é uma etapa importante do processo seletivo?

Faz parte da rotina de recrutadores encontrar os candidatos ideais para as vaga de emprego, sendo ampla experiência e competência técnica pontos fortes no processo seletivo. Porém, outro fator tem se tornado relevante durante a seleção: o fit cultural.

Esse novo conceito avalia se o candidato está ou não, alinhado com a cultura organizacional da empresa. Isso significa harmonia de valores e objetivos entre empresa e candidato. Essa afinidade é essencial para o sucesso e o crescimento de ambas as partes.

Caso não haja alinhamento entre a cultura da organização e a do candidato, será mais difícil para este conseguir se integrar à equipe e ao ambiente de trabalho. O resultado disso é uma alta rotatividade de colaboradores (turnover), ou seja, a empresa terá de investir mais tempo e dinheiro para encontrar a pessoa certa para seu time.

Avaliação do Fit Cultural

O fit cultural serve para potencializar a seleção de candidatos, sendo assim, a empresa dispõe de diferentes práticas para avaliar o fit cultural do candidato. Confira a seguir, as mais usadas:

Dinâmicas de grupo

Uma etapa cada vez mais comum em processos seletivos, especialmente os de trainee, é a realização de dinâmicas de grupo. Tais atividades buscam avaliar a personalidade do candidato e como ele se comporta em situações de pressão.

É possível verificar se ele tem facilidade em trabalhar em equipe, se é criativo, tímido ou se tem instinto de liderança, uma qualidade muito valorizada pelos recrutadores.

Testes e entrevistas comportamentais

O teste comportamental é uma ótima maneira de filtrar os candidatos no início do processo seletivo. O modo como o candidato responde o questionário dá uma amostra à empresa sobre seu perfil de comportamento.

Entretanto, para tornar essa fase da avaliação mais acurada é indicado realizar entrevistas comportamentais.

Elas podem ser feitas de forma tradicional, na empresa, ou com auxílio tecnológico como uso de Skype ou até plataformas onde o candidato envia um vídeo currículo.

Histórico de trabalho

O histórico de trabalho também auxilia para conhecer melhor o profissional. É importante analisar como foi o desenvolvimento da pessoa durante a sua permanência no cargo anterior. Avaliar também como era a cultura da outra organização e se faltou fit cultural por parte do candidato para mantê-lo no emprego.

O que as empresas ganham com o fit cultural

O maior benefício para uma organização é prever possíveis desalinhamentos envolvendo valores, postura, crenças e objetivos de um candidato. Dificilmente, um profissional que prefere trabalhar sozinho conseguirá evoluir em uma empresa que preza pelo trabalho em equipe. O fit cultural conecta o candidato certo para a empresa certa.

Uma avaliação bem-feita do fit cultural também acarreta em outros benefícios como:

  • Equipe mais alinhada e satisfeita;
  • Economia de gastos com novos processos seletivos;
  • Maior qualidade no processo de produção;
  • Redução na rotatividade de colaboradores;
  • Crescimento do profissional e da empresa;
  • Clima organizacional mais saudável;
  • Maior aprendizado por parte do trabalhador.

O fit cultural pode fazer a diferença para sua empresa. Conheça nossa plataforma e veja como otimizar o seu processo seletivo.  Acesse www.jobecam.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *