Como entrevistas gravadas podem otimizar o processo seletivo da sua empresa?

Em um mundo em que a rotina está cada vez mais corrida e o mercado de trabalho mais dinâmico, os processos de recrutamento e seleção também demandam mais agilidade, eficiência – tanto no que diz respeito ao tempo como também na qualidade das contratações – e precisam mergulhar nesse universo digital a fim de evitar gastos e investimentos desnecessários em um profissional que não é o ideal para aquela posição.

Os departamentos de recrutamento e seleção das organizações buscam cada vez mais encontrar novas formas e ferramentas para dar mais fluidez a todo este processo e ser mais assertivo para atender aos anseios e às necessidades dos gestores. A tecnologia pode (e deve!) ser utilizada como uma grande aliada. Neste cenário, aparecem os processos digitais, as entrevistas gravadas e o vídeo currículo – ótimas soluções para empresas de todos os tamanhos e segmentos.


Economia de Tempo: uma grande vantagem das entrevistas gravadas

Um dos principais benefícios de um RH digital é a otimização de tempo. Afinal, esses profissionais despendem um tempo considerável cuidando e agendando toda a logística para a realização de entrevistas presenciais.

Além disso, podem acontecer falhas, tanto humanas quanto outras condições – trânsito, acidente no percurso, fatores climáticos, imprevistos, entre outras – que impactam no processo.

Com um processo de seleção digital, todos saem ganhando. Ao optar por uma entrevista gravada ou um vídeo currículo, diminuem-se consideravelmente esses problemas e o profissional pode focar diretamente no seu principal objetivo: a busca pelo candidato ideal.

Outro ponto positivo e de otimização de tempo é a possibilidade de armazenar estas entrevistas gravadas para futuras vagas e processos seletivos. Ou seja, um profissional que não foi selecionado naquele momento, mas demonstrou bom conhecimento técnico e um perfil positivo, pode ser adicionado a um banco de talentos da organização. Quando uma nova vaga surgir, todo o processo pode ser otimizado consultando esse banco com pessoas que já demonstraram interesse em trabalhar ali.

RH Digital: conheça melhor o candidato através do vídeo currículo

Um RH cada vez mais digital e o uso de entrevistas em vídeo tornam as escolhas mais eficazes, pois o perfil do candidato pode ser analisado com mais tempo e profundidade. Muitas vezes, nas entrevistas presenciais, as impressões são feitas a partir daquela conversa que não pode ser revista pelo recrutador, ou seja, ficam as suas anotações e memória na hora de dar andamento no processo.

Com a vídeo seleção, ele pode rever as entrevistas, discutir com seus pares, comparar discursos entre candidatos e analisar o seu comportamento em uma pergunta específica. E tudo isso pode tornar a decisão mais assertiva e garantir a contratação do perfil/profissional mais indicado para aquela posição, graças à tecnologia aliada ao RH.

Além disso, uma série de fatores pode determinar o desempenho de um candidato em um processo seletivo presencial, tais como nervosismo, problemas pessoais ou alguma dor física. Ao ter a oportunidade de fazer um vídeo, ele escolhe um ambiente em que se sinta mais confortável e um momento em que esteja bem e confiante para demonstrar todo o seu potencial.

Como você pode ver, a tecnologia nos processos seletivos traz muitos benefícios para recrutadores e candidatos. Torne o RH da sua empresa mais digital e entre nesse novo universo dos vídeos currículos, uma tendência que veio para ficar.

Ficou interessado em utilizar entrevistas gravadas no seu processo de recrutamento e seleção? Conheça agora a Jobecam, uma plataforma interativa que conecta empresas a candidatos por meio de vídeo recrutamento. Confira nossos planos e encontre um ideal para as necessidades do seu negócio.

Acesse: www.jobecam.com

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.