A importância do feedback em processos de recrutamento

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por um lado, a situação leva a processos seletivos rigorosos. Por outro, há candidatos buscando se qualificar cada vez mais. O problema é que muitas empresas negligenciam a importância do feedback em processos de recrutamento. Por conta disto, elas tendem a não oferecer qualquer tipo de satisfação aos desclassificados.

A prática é comum até mesmo no caso de profissionais que realizaram as últimas entrevistas da seleção. Acontece que os recrutadores e responsáveis pela administração consideram esta uma questão de pouca relevância. É bem verdade que respostas demandam tempo, mas é preciso entender o que os feedbaks significam para o candidato. A verdade é que essa atenção deve ser entendida como parte da comunicação institucional. Portanto, é algo que vai influenciar na imagem que a sua empresa transmite.

O tratamento indiferente, por exemplo, pode acabar gerando um boca-a-boca negativo para a sua reputação. Lembre-se também que o profissional desclassificado é um potencial consumidor, fornecedor ou concorrente e a experiência negativa pode afastá-lo dos seus produtos e serviços no futuro. Neste artigo vamos detalhar por que este retorno é tão importante para candidatos, head hunters e empresas. Confira!


Demonstra respeito aos profissionais e depõe a favor da empresa

A ideia de ficar sem reposta por si só é desconcertante e alimenta a ansiedade de qualquer pessoa. Não há por que aumentar o estresse dos profissionais em busca de um cargo. Especialmente em vista do fato de que muitos têm de faltar compromissos e se programar para comparecer aos processos seletivos.

O mesmo costuma ocorrer enquanto aguardam retorno. Nisto, vemos por que prestar esclarecimentos é um sinal de respeito aos candidatos. Fica mais fácil entender, assim,a importância do feedback em processos de recrutamento.

Como dissemos, é algo que deve ser encarado como parte da comunicação institucional. Significa, portanto, que é uma atividade que demanda toda a franqueza. Até mesmo porque o processo seletivo reflete diretamente à cultura organizacional da empresa.

Além disso, quem pleiteia uma vaga também é stakeholder do negócio e tem demandas a serem atendidas. No mais, devemos sempre considerar que ao mesmo tempo em que a organização avalia, é também avaliada. Logo, se o profissional sentir-se desvalorizado, ele acabará desvalorizando a sua instituição.

Se ela posicionar-se de forma adequada e receptiva, no entanto, passa a ser valorizada. Como fruto de uma boa comunicação, você pode tornar o processo seletivo parte do marketing da sua empresa. É uma ótima forma de aumentar visibilidade e autoridade no mercado.


A importância do feedback em processos de recrutamento está no aperfeiçoamento do candidato

Quando o processo de recrutamento é estruturado de modo a oferecer feedbacks, mesmo os candidatos que não conseguem uma vaga sentem que ganharam algo. Afinal, muitos querem ouvir de outros profissionais uma avaliação dos seus pontos positivos e negativos.

É muito produtivo conhecer aquilo em que devemos melhorar. Com isso, o candidato não tem apenas a noção de por que não foi chamado, ele também tem indicações para se aperfeiçoar em futuras oportunidades. É partindo da crítica construtiva que ele poderá tornar o seu currículo mais atraente.

Ainda com relação ao candidato, o feedback colabora para a sua tomada de decisão, pois como dissemos anteriormente, muitos suspendem compromissos a espera da reposta. O retorno também pode ser necessário para que eles se decidam entre duas empresas. Neste contexto, a espera não só angustia como pode prejudicar o candidato.

Ao analisarmos a importância do feedback em processos de recrutamento é preciso reconhecer que a própria seleção se beneficia dele. Em todo diálogo há uma oportunidade de mútuo aprendizado. Sendo assim, ouça os candidatos e reavalie as suas metodologias sempre que necessário. Pode ser que elas não sirvam para demonstrar o que os profissionais realmente sabem.

Você está em busca de processos modernos e diferenciados para o seu recrutamento? Experimente a nossa plataforma. Nela conectamos empresas e candidatos através de vídeos e algoritmos inteligentes. Descubra mais acessando o nosso site www.jobecam.com e experimentando um dos planos disponíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *