Como a tecnologia vem inovando o processo de seleção nas empresas

Quem procura emprego sabe o quanto é difícil conhecer, de fato, o cargo que irá ocupar. A realidade só aparece quando a pessoa é contratada. Para os empregadores, o processo de seleção também é dificultoso. Afinal, como mensurar o que o candidato é apenas por uma folha de papel?

Mas a tecnologia está aí para inovar e modificar a forma como as coisas estão sendo feitas. Aliás, essa já é uma tendência adotada pelas áreas de Recursos Humanos (RH) de grandes empresas.


Como você costuma contratar seus funcionários?

A resposta a essa pergunta varia muito conforme o perfil da empresa. Tem organizações em que os próprios donos fazem as entrevistas, principalmente em estabelecimentos pequenos. Em outras, no entanto, é comum que haja um departamento específico para cuidar do assunto.

O problema é que uma área exclusiva para cuidar disso custa caro, principalmente se a empresa for pequena. É aí que muitos empresários e diretores preferem optar pela tecnologia. Acredite, ela traz resultados satisfatórios.

As plataformas digitais são os principais exemplos dessa revolução no processo de seleção. Elas montam um banco de talentos profissionais. Por meio de um algoritmo, conectam as vagas com os candidatos que mais se adéquam ao perfil empresarial.


O Match do processo de seleção

Você já deve ter ouvido falar no Tinder, não é mesmo? O aplicativo de relacionamento conecta pessoas que tem interesse mútuo. Quando isso acontece, fala-se que “deu match”. De forma similar, as plataformas de emprego permitem que os recrutadores avaliem os currículos dos candidatos. Esses currículos chegarão até o empregador por meio de interesses comuns.

Diferentemente do que já acontecia a algum tempo, desde que a internet passou a fazer parte da vida dos brasileiros, o diferencial é a forma de se comunicar. Se antes era o bom texto do currículo que chamava a atenção dos recrutadores, a novidade agora é o vídeo currículo.

O candidato se cadastra na plataforma, faz um pequeno vídeo e apresenta suas principais características e habilidades. Ele pode encontrar as vagas disponíveis e se candidatar. O trabalho das plataformas, portanto, é selecionar com base em uma inteligência artificial, o candidato que possui o discurso que melhor se encaixa no perfil da empresa.

Benefícios da tecnologia no recrutamento

Para o empresário, a estratégia diminui custos e seleciona para o recrutador apenas os perfis que de fato estão em conformidade com os requisitos apresentados pela vaga. Além disso, o vídeo é a oportunidade que o recrutador tem para perceber os perfis mais objetivos e com melhor desenvoltura.

Outro ponto positivo dessa tecnologia é que ela elimina informações que podem fazer com que o recrutador aja tendenciosamente. O empregador não fica sabendo a idade do candidato, onde nasceu, se tem filhos ou não, ou qualquer outra informação pessoal não relevante para o processo de seleção.

Vamos conhecer outros benefícios que a tecnologia traz para a seleção de candidatos:

  • Mais agilidade: um processo seletivo convencional demora até 45 dias e dificilmente é concluído antes de 20 dias. Com a tecnologia, a estimativa é que esse tempo seja reduzido em até 85%.
  • Aprimoramento da comunicação: a comunicação equivocada pode levar à contratação de perfis profissionais que não se encaixam nos ideais da empresa, o que aumenta a probabilidade de rotatividade de funcionários. Aliás, essa taxa de rotatividade (turnover) no Brasil é alta.
  • Processo de seleção dinâmico: nesse caso, o recrutador não tem a responsabilidade de se preocupar com testes específicos de personalidade, pois as plataformas online conseguem selecionar os perfis ideais.

E você, o que tem feito para tornar o processo de seleção da sua empresa mais dinâmico? Quer conhecer essa outra realidade? Visite nossa plataforma e experimente um dos planos que oferecemos para as organizações.

Vem pra Jobecam. Aperte o Play e preencha a vaga! www.jobecam.com

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.