Processo Seletivo Tradicional x Recrutamento por Vídeo

A sua empresa faz uso de um processo seletivo tradicional ou utiliza o recrutamento por vídeo? A atualização dos processos acompanhou a relação dos participantes com a tecnologia, uma vez que o dinamismo é exigido não apenas do candidato, como também da empresa contratante. Se você tem dúvidas sobre as diferenças entre os dois processos, continue lendo.

Gestão de Tempo

O recrutamento tradicional vem sendo complementado ou substituído, pois com a fácil disseminação de informações é comum que o número de candidatos dispostos a participarem dos processos seletivos seja cada vez maior, o que dificulta a triagem e aumenta o número de horas despendidas pelo time de recursos humanos nas entrevistas. Como resposta, sugiram alternativas para uma melhor gestão do tempo da equipe e um processo seletivo mais eficaz, tal como o recrutamento por vídeo.


Recrutamento por Vídeo ou Recrutamento Físico?

O recrutamento físico é amplamente utilizado não só pela tradição e familiaridade dos envolvidos com o formato, mas também pela oportunidade de aplicar diferentes desafios para a análise técnica e comportamental do candidato como, por exemplo, dinâmicas em grupo ou a apresentação de um planejamento.

Fora isso, a análise do comportamento do candidato quando exposto a uma situação de pressão é facilmente observada e seu perfil é compreendido de uma maneira mais fluída, podendo transparecer de forma mais imediata uma conexão com o que se busca para a vaga ofertada.

Já o recrutamento por vídeo permite uma otimização do tempo do profissional de recursos humanos, uma vez que podem ser estabelecidas perguntas prévias para uma análise mais prática e detalhada, e também do candidato, que pode participar remotamente sem a preocupação com o deslocamento. Além de permitir a participação mesmo quando localizado em uma área geográfica diferente da empresa.

Outra vantagem está em recorrer ao vídeo em um momento posterior para rever as perguntas e analisar com detalhe todos os aspectos individuais do candidato, como sua desenvoltura e habilidades.


Quando utilizar cada processo seletivo?

A modernização dos processos seletivos vai de encontro com um acesso cada vez mais amplo dos candidatos à tecnologia. Softwares de recrutamento são utilizados para facilitar a organização das informações dos candidatos e, consequentemente, a etapa de triagem e também de testes.

O recrutamento em vídeo não deve, necessariamente, substituir o encontro presencial, mas pode adiar até uma etapa mais avançada, possibilitando apenas o acesso de candidatos qualificados aos tomadores de decisão. E, sobretudo, a simplificação desse processo, uma vez que irá diminuir o número de vezes em que os candidatos precisarão se deslocar até à empresa, proporcionando uma melhor experiência para com a mesma.

Como visto, os dois processos seletivos são indispensáveis e complementares e permitem explorar os pontos positivos de ambos para melhores resultados na contratação de recursos.

Se você deseja otimizar o tempo de seus profissionais de recursos humanos e ter uma maior eficácia na sua escolha, invista em uma plataforma que permita a gravação de currículos em vídeo, além de entrevistas gravadas e que direcione o foco do processo seletivo presencial para a última etapa. Entre em contato para conhecer nossa ferramenta. Acesse: www.jobecam.com

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.