Como a tecnologia coopera para a inclusão nos processos seletivos

Criar processos seletivos que realmente avaliem as capacidades dos candidatos está cada vez mais difícil e analisar apenas currículos sem testar de modo mais apurado os participantes, faz com que empresas percam profissionais que poderiam agregar ainda mais à equipe.

Uma das tarefas mais difíceis para o setor de Recursos Humanos (RH) é lidar com o processo de Recrutamento e Seleção, já que nem sempre é fácil encontrar a pessoa certa para a vaga em aberto.

Como inovar seu processo de Recrutamento e Seleção?
A tecnologia está cada vez mais presente em diversos setores das empresas e na área de RH isso não poderia ser diferente. Aparecem cada vez mais plataformas que ajudam na hora de modernizar e agilizar os processos seletivos, cooperando para que o candidato ideal seja encontrado com mais eficiência, como a Rankdone e a Jobecam.

A Rankdone possui um uma biblioteca com quase 4.000 testes privados e exclusivos, além de uma dashboard que ranqueia automaticamente os candidatos de acordo com as informações coletadas. Além disso, é possível selecionar testes que avaliarão com efetividade os seus candidatos. Essa plataforma de recrutamento e seleção ajuda a fazer com que o processo seletivo das empresas sejam mais assertivos e tragam resultados mais positivos, ajudando a encontrar seus candidatos ideais!

Os benefícios da modernização dos processos seletivos
A evolução da tecnologia possibilitou não só as empresas se modernizarem, mas os candidatos também. Cada vez mais cursos são disponibilizados online, de maneira gratuita ou paga, e isso resulta em uma mão de obra cada vez mais qualificada.

A evolução nas habilidades dos candidatos exige mais cuidado por parte dos recrutadores no momento de avaliarem os resultados dos processos seletivos. Testes cada vez mais específicos são exigidos para mostrar se aquele profissional está mesmo apto à realização do trabalho e, como falamos anteriormente, plataformas de R&S – como a Rankdone e a Jobecam – são uma ajuda e tanto.

Além de maior precisão na hora de avaliar candidatos, a modernização do RH é uma poderosa ferramenta para a implementação de políticas sociais nas empresas, como a inclusão. Quanto menos vieses um processo seletivo tiver, mais justo e inclusivo será.

Pensando nisso, a Jobecam foi criada. Nela é possível realizar a etapa de entrevista com suas pessoas candidatas, de modo completamente anônimo. Isso ajuda a reduzir os vieses inconscientes que todos nós possuímos, fazendo com que na hora da seleção, os recrutadores escolham os talentos levando em consideração suas reais habilidades e competências.

A importância da inclusão nas empresas
A inclusão nas organizações vai muito além de cooperar com a igualdade social. A inclusão faz com que a equipe se torne mais diversa e consequentemente, com mais ‘pontos de vista’ e experiências.
Uma equipe que contém mulheres, homens, pessoas da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, pessoas pretas, entre outras, possui mais possibilidade de criação de projetos criativos e que consiga atingir um público mais variado. Isso traz mais possibilidade de atingir o sucesso em vendas e negócios, além de afirmar o compromisso social daquela empresa e colaboradores.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a modernização de processos seletivos e
sua importância para a inclusão social, conta aí pra gente o que sua empresa faz para
modernizar o RH e ser mais inclusiva!

Nicoly Ferreira

Oi, eu sou a Nic! faço parte do time de Marketing da Jobecam, uma plataforma de R&S que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos e pioneira em entrevista anônima por vídeo, estarei trazendo alguns post e espero que eles possam te auxiliar.