Skip to main content

Currículo Anônimo. Isto funciona?

Você já deve ter ouvido falar que a sociedade atualmente precisa ser mais inclusiva. Que muitos setores e pessoas precisam trabalhar mais com a questão da inclusão. Mas o que isso significa? Significa que nós devemos deixar de lado qualquer pré-julgamento ou sentimento negativo, que muitas vezes acaba sendo inconsciente, mas que pode afetar o nosso dia a dia no trabalho e também nos relacionamentos.

No mercado de trabalho é a mesma coisa! Temos que contratar pessoas a partir de suas habilidades, experiência, conhecimento e diversos outros aspectos técnicos e comportamentais. E não levar em consideração características como gênero, estado civil, religião, idade, nacionalidade, entre outros.

O que é o currículo cego, ocultou ou anônimo?

Essa tendência mundial passou a ser conhecida como currículo oculto ou às cegas, aqui na Jobecam estamos adotando o nome currículo anônimo. Em tese, a estratégia é ocultar informações como se a pessoa é solteira ou casada, se possui ou não filhos, se é estrangeira ou brasileira, se é jovem ou idosa, outras. Ou seja, as informações que constam no currículo são aquelas mais importantes para a empresa: quais as habilidades e competências da pessoa candidata, qual a experiência profissional, quais os cursos e e expertises ele possui.

A principal importância da utilização do currículo anônimo no processo de seleção das empresas é torná-lo mais objetivo. Com isso, qualquer fator subjetivo inconsciente não é levado em consideração para a escolha da pessoa certa para vaga, e sim de fato suas habilidades e competências. Além disso, a metodologia ajuda na promoção de um ambiente de trabalho mais diverso, já que muitas vezes a seleção de pessoas acaba acontecendo por fatores irrelevantes para as entregas do dia a dia. as tais preferências que costumamos ver: pessoas heteros,Cis, brancas e de faculdades de ponta.

Todo mundo entende e curte este modelo?

Claro que não!E tudo bem.

Para muitas pessoas esta medologia atrapalha, confesso que até hoje não consegui entender os pontos contra, talvez pelo fato de eu, particularmente, realizar um trabalho com CV oculto mais focado em “esconder” para enaltecer e reconhecer. Além do mais, geralmente, as pessoas que não fazem parte de lugares minorizados que levantam bandeiras contrárias a metodologia. Já os grupos diversos minorizados, na minha opinião, só tem a ganhar!

Como implementar o currículo anônimo na sua empresa?

O primeiro aspecto que você deve tomar para o currículo anônimo é definir que a inclusão será uma das missões de sua empresa. Antes, analise o seu atual quadro de funcionários e perceba possíveis discrepâncias sobre o perfil dos seus colaboradores. Com essa observação será possível identificar quais os setores que mais precisam se diversificar. Isso também pode trazer novas ideias e perspectivas para dentro da empresa. Em resumo: a empresa precisa estar aberta para diversidade e incluir as pessoas que podem ser classificadas neste tipo de seleção.

Um novo processo seletivo também deverá ser pensado para implementar, de fato, as estratégias do currículo anônimo. Um modelo simples e muito prático utilizado é ocultar algumas informações de quatro tópicos como: os dados pessoais do talento, informações como idade, faculdade, ano de atuação nos cargos.

Muitos recrutadores acabam fazendo esta adaptação do currículo “às cegas” de forma manual. Como funciona:

  • Eles recebem os CVs dos talentos e editam retirando alguns dados, e então compartilham com as pessoas gestoras da vaga.

É uma forma criativa e uma boa tentativa para ajudar neste desafio de redução do viés inconsciente, porém é um trabalho manual, e infelizmente a pessoa recrutadora acaba esquecendo que o viés inconsciente também pode vir dela, por mais que haja muita capacitação prévia para este entendimento.

Pensando em ajudar as pessoas recrutadoras, as pessoas candidatas e as pessoas gestoras, recentemente lançamos na Jobecam uma forma fácil e eficiente de geração de CV anônimo, capaz de gerar eficiência na avaliação sem esquecer do principal: a redução dos vieses inconscientes.

Cammila Yochabell

Nordestina. A mãe do Ben. CEO da Jobecam. Em 2016 fundei a Jobecam. Uma plataforma 100% digital que torna o processo seletivo muito mais eficiente, acessível e justo por meio da tecnologia de vídeo. Pioneira em entrevista às cegas por vídeo, o “The voice” da seleção.