Planejamento Estratégico em D&I, Employer Branding, Vagas afirmativas, Vieses Inconscientes e muito mais no Jobecam Plural.

No dia 22 de Junho aconteceu a tão esperada segunda edição do evento Jobecam Plural. Um evento pensado e desenhado para pessoas que apoiam e promovem ambientes inclusivos e inovadores e dessa vez foi de forma híbrida, Online e Presencial.

Tivemos uma tarde cheia de conteúdos ao lado de grandes influenciadores e especialistas, são eles: Maristella Iannuzzi, Carolina Ignarra, Lucas Chieregatti, Ingryd Aiello, Adriano Bandini, Sarah Hirota, Lorena Rejane, Gabriela Viersa, Isa Santos, Lilian Giorgi, Alejandra Rois, Suzie Clavery, Leonardo Pierette e Cris Kerr.

O evento está disponível na íntegra na plataforma do Jobecam Plural mas nosso time separou alguns destaques dos conteúdos apresentados. 

Vamos aos destaques! 

“As mulheres, os negros, não são minorias e sim os grupos minorizados em representatividade”

Maristella Iannuzzi

Maristella Iannuzzi, CEO da CMI Business Transformation, abordou o tema Planejamento estratégico em D&I, trazendo os benefícios da diversidade e inclusão, que são:

  • Melhores práticas de gestão;
  • Liderança mais efetiva;
  • Colaboradores mais felizes e melhor saúde organizacional;
  • Melhor performance financeira.

Além disso, ela elencou 5 passos para começar um planejamento estratégico focado na diversidade e inclusão, Veja:

1° Diagnóstico

O diagnóstico irá mostrar todos os detalhes, onde a empresa está falhando, com o intuito de mudança.

2° Prioridades e Governança

Quando estamos falando de diversidade e inclusão, estamos focando em estratégia, ou seja, faz parte da missão, visão e valores do que a empresa está disposta em melhorar e principalmente implantar. E este ponto tem que ser como como qualquer outra área da companhia, então precisa ter uma liderança totalmente envolvida, um responsável técnico, budget, ROI, entre outros pontos…

3° Suporte e sensibilização ao Comitê de DI, alta liderança, time gerencial e funcional, Iniciando por vieses

Esse tópico está associado a preparar a alta liderança para saber falar, reagir, se posicionar, para valorizar e permitir tudo sobre diversidade e inclusão. Precisa-se de um comitê e esse comitê tem que ser treinado para que ele não lute apenas por uma causa, tem que saber lutar por todos, até porque todos, todas e todes têm as suas interseccionalidades, Ou seja, precisamos colocar todo mundo na mesma página. 

4° Desenvolvimento do plano de ação e implantação

É nesse plano de ação que baseado no seu diagnóstico, você vai prever as prioridades, onde está, aonde quer chegar e como é que faz isso.

5° Medir e Comunicar

Como qualquer área dentro da companhia, você precisa comunicar da forma correta, acompanhar, medir e decidir se a ação está dando certo ou não.

“Se eu tenho 24% de pessoas com deficiência no Brasil, então deveria ter 24% dos alunos com deficiência e 24% dos funcionários com deficiência. Quando chegar nessa proporção aí eu vou falar de representatividade”

Carolina Ignarra

Mais um tema super importante para o ambiente corporativo e para a sociedade como um todo, a importância dos processos seletivos mais inclusivos.

Carolina Ignarra, CEO do Talento Incluir, mais Lucas Chieregatti da Mindsight e Adriano Bandini junto com a Ingryd Aiello do Itaú, trouxeram suas perspectivas sobre esse tema. A Carol com o seu olhar de pessoa com deficiência e dona de uma consultoria que já incluiu mais de 8 mil profissionais com deficiência no mercado de trabalho e a Mindsight, nossa parceira + o case do Itaú sobre o lançamento de processos seletivos acessíveis para pessoas com deficiências visuais e auditivas.

“Experiência extremamente confortável, nunca achei que falaria isso de um processo seletivo”

Lorena Rejane

Case de sucesso com vagas afirmativas

A Fhinck, startup de tecnologia que usa dados para gestão de pessoas, realizou um processo apenas para pessoas que se identificam como mulheres (vagas afirmativas), utilizando a plataforma da Jobecam, a Seleção Anônima e uma das pessoas contratadas foi a Lorena, que falou sobre toda sua experiência na Jobecam até chegar na Fhinck. Também tivemos a Sarah Hirota, Co-Fundadora e, atualmente, CRO na Fhinck que falou sobre a importância das vagas afirmativas e principalmente sobre a redução dos vieses inconscientes utilizando a ferramenta da Jobecam.

“Diversidade são vários pontos e a gente tem que começar por algum, trabalhar com a seleção anônima que são esses formatos que a gente não está vendo a pessoa, como a Jobecam, é um caminho que qualquer corporação ou startup pode usar”

Gabriela Viersa

A nossa parceira Huddle, empresa de testes rápidos que possui games para otimizar os processos e também reduz os vieses inconscientes, contratou uma profissional para o time deles, a Isa Santos, pela Seleção Anônima da Jobecam. Isa trouxe suas percepções quanto pessoa candidata, junto com a Gabriela Viersa, Co-Founder da Huddle que explicou sobre a importância da eficiência unido com a diversidade para os processos seletivos mais humanizados.

“Com a Jobecam, além da diversidade também conseguimos trazer a eficiência nos processos, pois conseguimos descer o número de horas que perdíamos nas entrevistas”

Alejandra Rois

Claro que não poderíamos deixar de falar sobre Seleção Anônima nesse evento. Por isso, para esse painel trouxemos duas grandes empresas: Alvarez & Marsal e Novo Nordisk.

Alvarez & Marsal tem como foco eliminar os vieses inconscientes e ampliar a busca por talentos diversos, por esse motivo que o recrutamento anônimo faz parte do processo seletivo deles. A Lilian Giorgi, HR Senior Director LATAM na Alvarez & Marsal, trouxe sua perspectiva quanto a Seleção Anônima.

Já Novo Nordisk, implementou as entrevistas anônimas da Jobecam em alguns países da Novo Nordisk #LATAM, um projeto que continua crescendo dentro da região. Alejandra Rois, Head of Talent Acquisition LATAM da Novo Nordisk, compartilhou conosco os aprendizados e resultados depois de ter implementado às entrevistas anônimas.

“A gente não compra uma pizza sem antes olhar a avaliação do local, imagina escolher o lugar para trabalhar”

Leonardo Pierette

Assim como existe a marca de consumo, também temos a marca empregadora. O employer branding nada mais é, que gerenciar e ser estratégico o posicionamento para que as pessoas enxerguem que a empresa tem potencial de trabalho.É sobre criar reputação, algo de médio a longo prazo. 

Suzie Clavery, Cofundadora do Employer Branding Brasil e Leonardo Pierette, Especialista Global de Employer Branding do Nubank deram uma aula sobre Employer Branding (Marca empregadora) no Jobecam Plural.

“Tudo é viés inconsciente? Não! tem pessoas que tem viés consciente, a gente chama de explícito”

Cris Kerr

.O viés inconsciente é o mesmo que a gente já escutou como: sistema emocional, sistema implícito, sistema inconsciente e subconsciente.

Esse sistema é automático, é o nosso sistema de sobrevivência, ele que fez a gente chegar até hoje como espécie humana. Quando rapidamente olhamos para alguém, precisamos identificar se essa pessoa nos traz algum tipo de ameaça, porque se essa pessoa traz algum tipo de ameaça, o sistema inconsciente vai preparar a gente para lutar ou para fugir, é o nosso sistema de luta ou fuga.

É ali que a gente vai armazenando os estereótipos, que são as categorizações e classificações que vamos fazendo com grupos e pessoas, além de guardar os estereótipos a gente guarda as crenças. Essas crenças são tudo aquilo que acreditamos como verdade absoluta, muitas crenças foram passadas por familiares, por pessoas que a gente conviveu, principalmente quando somos pequenos.

Esses estereótipos e crenças que levam a gente a ter os preconceitos, que é um conceito pré formado com base no estereótipo ou numa crença, que faz com que a gente não queira nem se relacionar com aquela pessoa, preferimos se afastar do que conviver com ela, isso é o preconceito.

Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade, especialista nesse assunto e autora do livro “Viés Inconsciente – Como identificar nossos vieses inconscientes e abrir caminho para a diversidade e a inclusão nas empresas”, apresentou isso e muito mais sobre os vieses inconscientes.

E aí, qual aprendizado você tirou dessa tarde cheia de conteúdos?

Acesse a plataforma da Jobecam Plural para ver a gravação completa: https://empresa.jobecam.com/plural?lang=pt-BR#pl0

Nicoly Ferreira

Oi, eu sou a Nic! faço parte do time de Marketing da Jobecam, uma plataforma de R&S que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos e pioneira em entrevista anônima por vídeo, estarei trazendo alguns post e espero que eles possam te auxiliar.