VIESES INCONSCIENTES: O que são? Onde vivem? Do que se alimentam?


Segundo a neurociência, vieses inconscientes são mecanismos que nosso corpo adota para cortar caminhos cerebrais, economizar energia, ter uma resposta rápida sobre algo.

Vivem no nosso subconsciente e se “alimentam” de experiências, crenças e aprendizados que fomos adquirindo durante nossas vidas, que ficam armazenados em uma espécie de “arquivo” e sempre que precisamos analisar, opinar, falar, pensar sobre alguém ou um fato, nosso cérebro usa como referência estes registros.

Por isso, temos percepções, fazemos julgamentos e tomamos decisões de forma automática, que muitas vezes nem é percebido por nós mesmos e não refletem nosso caráter.

Sinto dizer, mas você e eu somos preconceituosos e temos vários vieses inconscientes a favor ou contra algo, alguém ou algum grupo, e que geram resultados negativos ou positivos. Vieses que impactam diretamente o nosso cotidiano pessoal e profissional.

Ao compreender e reconhecer esse mecanismo, conseguimos policiar melhor nossas decisões. Por isso é importante observarmos constantemente como pensamos e agimos, para não deixar que os impulsos conduzam todas nossas escolhas.

A pergunta que fica é: há como “reprogramar” nosso cérebro?

O primeiro passo para a evolução como pessoas, profissionais, sociedade e, principalmente, para começar a enxergar o mundo de uma forma diferente é tornar nossos vieses inconscientes, CONSCIENTES.

Podemos refletir sobre eles, pedir que outras pessoas nos apontem no momento que temos um pensamento ou ação nesse sentido.
Outra forma bem bacana de trabalhar esta conscientização, é buscar interagir com pessoas diferentes de você.

O ambiente corporativo tem investido bastante em palestras, treinamentos e oficinas que abordam o assunto como um dos principais pilares de apoio à Diversidade e Inclusão.

Essa é uma excelente oportunidade para reprogramar seus vieses e contribuir para vivermos em um mundo que valoriza as diferenças!

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.