A pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais dentro das empresas já comprovou que são capazes de melhorar resultados dentro das equipes e, além disso, alcançaram 19% a mais de receita do que empresas que não promovem a diversidade e inclusão.
Ao contrário do que muitas organizações acham, diversidade e inclusão não significa apenas dar prioridade em um recrutamento e seleção a alguns grupos, mas também em criar um ambiente de trabalho seguro sem a distinção de ideias e culturas, respeitando a todos.
Veja o que nossos especialistas sugerem como formas de promover o conceito de inclusão dentro das empresas de forma completa e assertiva:
Tudo começa pela liderança
Esse é o primeiro passo. Ações voltadas ao tema só terão voz e respeito se as lideranças, inclusive a diretoria, estiverem levantando essa bandeira. As pessoas líderes devem ser os embaixadores da D&I e dar o exemplo por meio da postura e, inclusive, serem responsáveis por ajudar a estruturar o projeto interno.
Programas e Políticas de diversidade
Para conseguir criar ações que se relacionem com as estratégias da empresa, é necessário criar programas e políticas voltadas à diversidade. As políticas devem estar de acordo com os valores e as diretrizes já existentes.
Depois disso, é possível criar os programas e seus objetivos e, então, um plano de ação para colocar em prática durante o período estipulado.
Eleja uma pessoa responsável pelas ações
Nenhum programa interno se desenvolve se não existe um responsável por ele. Por isso, eleja sempre os responsáveis pelas ações do programa de inclusão e faça disso um dos KPIs do ano deste talento.
Comprometimento e responsabilidade são características necessárias para que ele consiga promover a consciência do assunto na equipe, além de formar uma força de trabalho diversificada e inclusiva.
Meça resultados
Se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve. Por isso, para ter retorno com esse programa de inclusão, é necessário que lá na criação do programa, metas sejam definidas e, claro, ao longo do ano, os resultados devem ser medidos. Eles podem ser tanto no quesito de contratação e turnover, quanto no quesito criação de grupos para debater a inclusão dentro das empresas.
O RH deve sempre estar à bordo
Um ingrediente especial para que os programas realmente cumpram os seus papéis é a contratação mais diversificada. Quando a empresa se movimenta em prol de um ambiente seguro, consegue atrair mais candidatos diversos para os processos de seleção.
Formar uma equipe com diferentes origens, experiências e gêneros é uma estratégia para alcançar resultados incríveis dentro da organização.
Se a sua organização ainda não começou a pensar em estratégias para transformar o ambiente de trabalho em um local seguro para inclusão e diversidade, ligue o alerta vermelho. Esse é um caminho que não terá volta e está acompanhando as mudanças do mundo corporativo.
A Jobecam pode ajudar o time de RH da sua empresa a atrair, triar e selecionar talentos com perfis diversos, para que a empresa possa contratar melhor e com mais assertividade os profissionais diversificados. Entre no nosso site e conheça sobre a nossa ferramenta e vamos juntos transformar a sua empresa em uma organização que defende, apoia e pratica a inclusão e a diversidade!
Fale conosco para uma demonstração de diversidade na prática.