Como a diversidade e inclusão podem colaborar com a saúde mental dos colaboradores

Como a diversidade e inclusão podem colaborar com a saúde mental dos colaboradores

A saúde mental ocupa uma posição central nos debates empresariais. É preciso considerar que se trata de uma variante que pode fazer com que uma organização se torne mais eficiente e produtiva, visto que possibilita um ambiente de trabalho saudável.

Nesse sentido, posso destacar a diversidade e a inclusão como alguns dos principais fatores em relação à promoção da saúde mental dos colaboradores.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde mental é o estado de saúde em que o indivíduo pode perceber suas próprias habilidades, o que faz com que ele consiga enfrentar as pressões normais da vida e do trabalho.

Dito de maneira simplificada, saúde mental é o estado físico que indica tanto ausência de problemas de saúde física, a exemplo de diabetes; quanto a mental: estresse, ansiedade, depressão e outros problemas que afetam uma grande parte da população.

Assim sendo, a saúde mental no ambiente organizacional é aquela centrada no bem-estar físico e psicológico do colaborador.

Nesse sentido, cito uma importante pesquisa que mostra a importância de investir em saúde mental no ambiente de trabalho. De acordo com um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros relataram sofrer de algum transtorno mental no ambiente de trabalho nos últimos 12 meses, tendo como referência o ano de 2020. Isso acende um alerta, no sentido de fazer com que as organizações invistam mais no bem-estar de seus colaboradores.

Existem características que revelam se o ambiente de trabalho é saudável para o colaborador, e entre elas se encontram a diversidade e a inclusão. Veja:

Inclusão e diversidade

Estar em um ambiente plural faz com que o colaborador se sinta bem e acolhido, principalmente quando ele se vê como uma pessoa de minoria social. Por outro lado, um ambiente de trabalho que não preza ou não valoriza a diversidade, tende a isolar os profissionais que se sentem diferentes, de minorias, e isso pode afetar a produtividade.

Por isso, a empresa deve investir em inclusão social, para que assim construa um quadro de colaboradores que tenha como característica principal a diversidade.

Ponto aliado: Cooperação

A cooperação e a cultura voltada para o aprendizado são outros fatores que podem gerar bem-estar no ambiente de trabalho. Afinal, uma empresa nada mais é do que a soma de esforços que, juntos, são capazes de alcançar determinados objetivos.

Por isso, é dever das empresas investirem em um ambiente de trabalho cooperativo, que faça com que os colaboradores ou equipes se ajudem, visto que estão em busca do mesmo objetivo: fazer a empresa crescer.

Em síntese, a diversidade e inclusão podem promover à saúde mental dos colaboradores e aliada à cooperação, fará com que as empresas tenham um ambiente de trabalho mais harmônico, produtivo e principalmente saudável.

Atenção: Esse artigo foi publicado originalmente no meu LinkedIn, você pode acessar e compartilhar sua visão sobre o tema comigo por lá clicando aqui.

Se você não saber como começar a trazer mais diversidade para a sua empresa, te convido a conhecer a Jobecam, e experimentar gratuitamente a nossa sala de entrevistas às cegas.  Este formato, é uma ótima forma de implementar a inclusão e diversidade em sua empresa. É importante dar o primeiro passo, seja para construir uma empresa mais diversa e inclusiva, ou se a empresa já tem diversidade em seu DNA, é muito importante ter a atenção para manutenção desta pauta.

Cammila Yochabell

Nordestina. A mãe do Ben. CEO da Jobecam. Em 2016 fundei a Jobecam. Uma plataforma 100% digital que torna o processo seletivo muito mais eficiente, acessível e justo por meio da tecnologia de vídeo. Pioneira em entrevista às cegas por vídeo, o “The voice” da seleção.