Como criar uma cultura mais inclusiva e participativa na sua empresa

Diversidade e inclusão tem sido dois temas muito falados e debatidos nos últimos anos. Não a toa, pesquisas como a da McKinsey apontam que empresas plurais e mais diversas geram mais resultado e dão mais lucro.

Com tamanho potencial que a diversidade tem para as empresas, um novo movimento para a construção de uma cultura mais inclusiva foi acontecendo e pensando nisso, listamos algumas dicas para você que quer criar um ambiente mais inclusivo na sua organização mas não sabe por onde começar.

1. Diversidade e Inclusão é um projeto
Encare a diversidade e a inclusão como um projeto. Tenha um objetivo, e durante a execução colete dados e aprendizados para mensurar seus resultados. Envolva pessoas de outras áreas para que a sua construção tenha diferentes olhares desde a sua concepção.

2. Lideranças como aliados
Convoque as lideranças para propor e desenvolver ações de diversidade e inclusão. Os líderes são alianças estratégicas. Além de ser os grandes influenciadores de seus times e quem vai apoiar e disseminar as novas orientações para uma cultura mais inclusiva.

3. Repense o seu processo de contratação
Os processos seletivos devem ser justos e com foco nas habilidades e competências dos candidatos. Uma dica é realizar processos às cegas, que garante a imparcialidade do recrutador e diminui avaliações baseadas em vieses inconscientes.

4. Capacitar e Engajar os colaboradores
Um ambiente inclusivo é criado por pessoas e por isso todos devem estar alinhados com a nova cultura. Planeje eventos e ações que abordem o assunto, seja consistente com a sua mensagem durante todo o ano.

E lembre-se!
A transformação não acontecerá do dia para a noite. Por isso, a consistência é importante para o processo.
Contrate empresas que trabalham a diversidade, participe de eventos online sobre a temática e troque experiências com outros profissionais.

Conheça o recrutamento às cegas por vídeo da Jobecam.

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.