Indicadores de recrutamento e seleção

Um dos recursos mais valiosos de uma empresa é o recurso humano. Os colaboradores são quem faz a empresa existir. Contratar funcionários que possuam qualificações técnicas e, principalmente, perfil comportamental alinhados com a empresa é fundamental para que os indicadores de recrutamento e seleção de produção estejam sempre em níveis satisfatórios.

O time de R&S é estratégico e muito valioso dentro de uma organização. Seus indicadores devem ser medidos constantemente a fim de encontrar gargalos e pontos de melhoria. Você sabe quais são os principais indicadores de recrutamento e seleção? Venha conosco, pois vamos abordar esse assunto no artigo de hoje.


Número de currículos recebidos para a vaga em aberto

Normalmente, esse é o primeiro contato que o time recrutador tem com os candidatos. Quando se atinge uma quantidade alta de recebimento de currículos, significa que o trabalho de divulgação e descrição da vaga foram bem executados. Além disso, esse indicador ainda mostra a boa imagem que a marca tem no mercado a ponto de atrair profissionais interessados em trabalhar para a empresa.


Custo de uma contratação

Contratar um colaborador exige diversos custos de divulgação de vaga, tempo de entrevistas e dinâmicas. Para encontrar esse indicador, basta você dividir o valor total gasto pela quantidade de vagas que foram preenchidas. Assim, você terá o valor de quanto custa uma contratação.


Contratações dentro do prazo

O cumprimento de prazos de contratação é essencial para que a empresa consiga manter o ritmo de trabalho. Se você está contratando pessoas para a produção, por exemplo, se o time de R&S não respeita o prazo, é bem provável que isso afetará os índices da produção e de entrega dos produtos para os clientes.

A empresa é uma máquina que necessita ter todas as engrenagens em pleno funcionando. Se algum time falhar, afeta diretamente a empresa como um todo.

Para encontrar esse indicador, você deve dividir o número de processos atrasados pelo total de vagas e multiplicar por 100. Esse será o seu percentual de atrasos do período.


Índice de rotatividade

O time de R&S está precisando contratar porque a empresa está crescendo ou porque há muitas demissões ou pedidos de demissão? A rotatividade exige pagamentos de rescisões contratuais e os custos com as novas contratações. Isso sem contar o investimento em treinamento e qualificação do colaborador.

Para calcular o turnover da sua empresa, você precisará coletar os dados: número de admissões e desligamentos e número total de funcionários da empresa.

Some as admissões e os desligamentos e divida o número por 2. O resultado deve ser dividido pelo número total de funcionários da empresa. Depois, multiplique por 100 para encontrar a taxa de turnover. Uma taxa considerada satisfatória é abaixo dos 5% de turnover.


Como melhorar meus indicadores de R&S?

A tecnologia mudou completamente nossos processos. A área de recrutamento e seleção não ficou de fora. Hoje, com o uso da inteligência artificial e algoritmos, é possível conduzir processos mais assertivos, ágeis e menos onerosos na hora de contratar os colaboradores certos para as vagas em aberto da sua empresa.

Unir a tecnologia e o recrutamento e seleção traz muitos benefícios para a empresa e os candidatos. Conheça alguns:

  • Match cultural de perfil: o sistema indica automaticamente os candidatos que têm os melhores índices de aderência à vaga baseado em testes de perfil e qualificação profissional.
  • As entrevistas com os candidatos podem ser gravadas para que os recrutadores possam assisti-las novamente.
  • A tecnologia é aplicada por meio de uma ferramenta com design amigável tanto para recrutadores como para candidatos.
  • Os feedbacks podem ser feitos de forma automática, em poucos cliques.
  • O candidato experimenta uma forma de contratação voltada à tecnologia e inovação, em que ele pode mostrar da melhor forma as suas habilidades e talentos.
  • O time de recrutadores pode trabalhar junto na ferramenta para chegar às decisões de maneira rápida e objetiva.

Todos os indicadores de recrutamento e seleção são melhorados quando incluímos a tecnologia para trabalhar a nosso favor. Conheça a Jobecam , nossa ferramenta de R&S, e faça diferente e de forma eficiente na hora de contratar. Acesse www.jobecam.com

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.