Os impactos da tecnologia no RH das empresas

Por Jobecam — Plataforma de vídeo currículo e vídeo entrevista

Muita gente não sabe exatamente qual a função do RH dentro das empresas. É comum isso. Mas basicamente, são de responsabilidade deste departamento: seleção de pessoas, contratação, treinamento, remuneração, comunicações direcionadas aos funcionários, relações trabalhistas, além de gerir incentivos e recompensas. Por isso também é conhecido como Departamento Pessoal, Gestão de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas.

Mas como a tecnologia interfere e causa mudanças nesse setor?

Antes, o RH e as empresas tinham relações mecânicas com seus funcionários e mesmo com um salário abaixo do mercado, os trabalhadores continuavam atuando resignados em seus postos de trabalho executando obedientemente suas tarefas — o que garantia sua vaga permanente. Ainda na década de 90, a área de RH era reconhecida como a área de processos, ou seja, o departamento que cuidava da parte burocrática relacionada aos funcionários, como folha de pagamento, convocação para treinamentos ou reuniões para dar feedbacks, que na maioria das vezes eram negativos.

O mundo mudou e, com isso, as organizações se viram obrigadas a mudarem também. As novas gerações buscam mais do que estabilidade e conforto num emprego, elas são formadas por pessoas inovadoras, criativas e enxergam sua vida profissional de outra forma, desejam cada vez mais evolução dentro da empresa para a qual trabalham e realização pessoal. Querem principalmente, agregar valor, mas também desejam possuir autonomia e liberdade. Com isso, o RH passou a ter a obrigação de trabalhar ao mesmo passo das exigências que buscam. Isso significa deixar de lado as preocupações burocráticas e dar ênfase no seu real papel dentro das empresas: humanizar os processos, conduzir e orientar o que faz a empresa progredir — as pessoas.

Há 4 anos, a VOCÊ S/A conversou com 34 especialistas que traçaram a trajetória corporativa ao longo dos últimos 15 anos e contam como o RH atua, ou pelo menos deveria atuar, hoje nesses pilares que contribuem para a gestão de pessoas.

Algumas tendências vêm contribuindo para a revolução do RH de antes para o atual. Entre elas, estão: jornada de trabalho flexível e trabalho home office, itens que se tornaram exigências dos colaboradores para aceitar entrar num novo emprego. Os profissionais buscam cada vez mais a harmonização do trabalho com a vida pessoal e não o oposto, como era antigamente. E os avanços da TECNOLOGIA possibilitaram que este grande passo acontecesse. Funcionários motivados, consequentemente trabalham mais inspirados.

As formas de buscar novos talentos mostram uma nova tendência tecnológica. Atualmente, é comum o RH pesquisar redes sociais e fazer seleções através de novidades como vídeos currículos — avanços que trazem benefícios para candidatos e empresas. O currículo em vídeo permite uma avaliação mais assertiva que o tradicional currículo em papel, pois demonstra sem filtro as habilidades do candidato. Além disso, evita um estoque interminável (e quase impossível de administrar) de pilhas de papéis na mão do selecionador.

Os ganhos não param por aí, além da simplificação na “papelada”, o ganho de tempo é extremamente vantajoso. O RH antes gastava inúmeras horas no telefone para fazer a triagem de candidatos, enquanto a tecnologia de hoje permite realizar entrevistas remotas. Ou, melhor ainda, entrevistas gravadas que dispensam agendamento e ficam registradas para consultas posteriores.

Recrutamento através de vídeos: vem pra JOBECAM
A Jobecam é uma plataforma interativa que conecta empresas a candidatos através do recurso da tecnologia em vídeo. Levamos essa inovação para os processos seletivos, pois a nossa missão é justamente gerar economia de tempo e dinheiro para todos os envolvidos. Para as empresas, facilitamos a gestão de todos os concorrentes, organizando em nossa nuvem tudo o que diz respeito ao processo seletivo. Assim, fica fácil ranquear os melhores perfis e compartilhar com outros decisores. Aos candidatos, oferecemos a oportunidade de aumentar em 3x a chance de seu currículo em vídeo ser visto.

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.