[Resumo] Destaques do primeiro dia de Jobecam Plural

No dia 19 de Outubro aconteceu de forma online e AO VIVO o  evento Jobecam Plural, um evento para divulgar nossa nova plataforma onde você encontrará cursos, artigos, vídeos e muito mais sobre diversidade, inclusão, vieses inconscientes entre outros temas. 

Para contribuir com o evento trouxemos a Aretha Oliveira, atriz e influenciadora sobre empoderamento negro, Regina Madalozzo pesquisadora sobre viés inconsciente, executivas da BRQ e Oracle e para finalizar um painel sobre Intolerância Religiosa com Babalorixá, Umbandista Alexandre Meireles  e o Sociólogo Rafael Rodrigues.

O evento está disponível na íntegra na plataforma do Jobecam Plural mas nosso time separou alguns destaques dos conteúdos apresentados. Continue lendo!

Vamos aos destaques! 

“Não é só responsabilidade do negro lutar contra o racismo, todos devemos ser antiracista” Aretha Oliveira

  • Aretha Oliveira sentiu na pele o que é ser uma representatividade negra de TV e no entretenimento, através da sua personagem “Pata” em Chiquitita, inspirou pessoas ao redor do país a se aceitarem como são. Marcada pelo Movimento Black Lives Matter, ela sentiu um novo chamado para contribuir com o empoderamento e autoestima negra com o projeto Trajetórias Pretas que Inspiram, em parceria com a Fernanda Souza.
  • Os vieses inconscientes são pensamentos que não temos consciência ligados ao nosso sistema rápido que são as ações que tomamos com rapidez, de forma a nos prevenir de algo, porém ao utilizá-lo acabamos tendo esse viés inconsciente que também pode ser chamado de preconceito contra alguém ou algo. 

Quais são eles?

Viés de afinidade: o que é parecido é melhor, tendência a avaliar melhor pessoas que se parecem conosco

Viés de percepção: Tendência a acreditar e reforçar estereótipos sem base concreta em fatos

Viés confirmatório: é a tendência de se lembrar, interpretar ou pesquisar por informações de maneira a confirmar crenças ou hipóteses iniciais.

Efeito Auréola: Tendência a partir de uma só informação positiva ou agradável ser muito mais propenso a avaliar positivamente o restante das informações, mesmo que não seja verdade

Efeito de grupo:  o grupo começa a praticar uma mesma ação, num mesmo sentido, independente de certo ou errado.

Como evitá-los?

Utilizarmos nosso sistema lento que está atrelando a pensarmos com calma e clareza, como por exemplo os cálculos, sendo assim pensamos antes de falar algo que não seja verdade

  • A BRQ que utiliza nossa plataforma de entrevistas às cegas, pontuo que trouxemos otimização do tempo e qualidade, já para os candidatos, eles se sentiram com mais autonomia para falar, além de trazermos a eles também uma diversidade dos perfis e o banco de dados, por conta disso são de 30 a 40 contratações por mês via Jobecam.
  • CDOs, quem são, o que fazem 

São profissionais de diversidade e inclusão dentro de uma organização que tem como diferencial pesquisar sobre implementações de diversidade interna, eles precisam se conectar com pessoas e além do mais serem contadores de história como a Dani Borato da Oracle

“O outro é tão real quanto a gente”
Rafael Rodrigues

  • Intolerância Religiosa 

Você sabe o que é?

Ato ou comportamento do indivíduo que julga a crença pessoal como melhor que as outras, da qual acredita que as religiões diversas da dele não merecem respeito e tem convicção que são uma ameaça. Ela aparece com comentários pequenos ou como atos grandes como deixar de contratar alguém por conta de uma religião ou promover ações agressivas como obrigar a pessoa a deixar de seguir tal crença, entre outros atos.

E aí, qual aprendizado você tirou dessa tarde cheia de conteúdos?

Acesse a plataforma da Jobecam Plural para ver a gravação completa: https://empresa.jobecam.com/plural?lang=pt-BR#pl0

Nicoly Ferreira

Oi, eu sou a Nic! faço parte do time de Marketing da Jobecam, uma plataforma de R&S que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos e pioneira em entrevista anônima por vídeo, estarei trazendo alguns post e espero que eles possam te auxiliar.