Como incluir a diversidade no seu processo seletivo

diversidade de funcionários dentro de uma empresa é hoje, mais do que nunca, algo bastante positivo, e que reflete, de certo modo, os seus valores e o seu compromisso com a inclusão de pessoas de origens e características diversas, como homem, mulher, negro, branco, LGBTQIA+, PcD etc.

Todavia, muitas organizações não sabem como incluir a diversidade em seus processos seletivos e, por conta disso, deixam de não só melhorar a sua imagem perante os seus públicos de interesse, mas também de aproveitar o potencial de profissionais qualificados. Mas no texto de hoje, damos algumas dicas que podem lhe ajudar nesse sentido. Confira!


Atente-se a forma como elabora seus anúncios

A maneira como uma empresa escreve seus anúncios diz muito sobre quem ela é e que tipo de profissional procura, se é, por exemplo, um homem ou uma mulher ou, ainda, qualquer um, desde que seja qualificado e competente para exercer o cargo/função ofertado.

Para não limitar o número de interessados e, consequentemente, a chance de ter um processo seletivo baseado na diversidade de oportunidade, escreva um anúncio genérico a respeito do perfil técnico que se deseja para ocupar o cargo. Com outras palavras, não coloque idade, sexo ou estado civil, pois isso pode limitar o alcance da proposta e fazer com que ela só chame a atenção de um público em específico. Quem perde com isso é a marca, que deixa de conhecer profissionais incríveis e capazes de fazer a diferença.

Por muito tempo, determinadas áreas sempre privilegiaram os homens, como as engenharias, por exemplo, algo que ainda podemos visualizar hoje. Assim, em uma situação como essa, oportunize que todos possam participar do processo seletivo em razão da formação específica que tem, e não pelo sexo.


Estabeleça uma política de preservação da diversidade em sua empresa

O processo seletivo é, muitas vezes, conduzido segundo os valores da marca, o que significa dizer que se ela não valorizar a diversidade em seu ambiente, então possivelmente as suas atitudes refletirão isso.

Portanto, como dica, estabeleça uma política de preservação da diversidade em sua empresa, para que assim essa política conduza os processos seletivos, ampliando-os para que todos possam participar, independente de cor, gênero, condição social e econômica, idade, número de filhos, entre outras regras que são limitantes e atuam contra a diversidade no ambiente organizacional.


Fique de olho em seu quadro de colaboradores

Monitorar os processos seletivos de sua empresa é fundamental para que esta não privilegie em seu quadro de colaboradores apenas um tipo de público em específico, como as mulheres ou os homens, por exemplo.

O ideal, para preservar e garantir a diversidade em seu quadro de funcionários é estabelecer cotas mínimas de participação nos processos seletivos. Por exemplo: 15% homens, 20% mulheres, 15% negros e daí em diante. Isso é fundamental, porque permite que o recrutador não avalie somente a competência e qualificação do candidato, mas também outros fatores de grande valor para a marca, como a questão da diversidade.


Adote entrevista às cegas

Criado na Europa, o modelo de seleção de candidatos às cegas vem se desenvolvendo no mundo todo.

Consiste em ocultar do currículo do candidato informações como idade, faculdade de formação, entre outros dados que possam comprometer ou influenciar o processo de seleção. A ideia é selecionar pelas habilidades e competências e garantir, assim, a diversidade dentro da empresa.

Algumas empresas já adotam esse modelo de seleção. Vale acrescentar que a entrevista às cegas não só promove a diversidade na organização, mas também colabora para que a marca ganhe o respeito da sociedade e, principalmente, das pessoas envolvidas no processo. De certo modo, também pode alcançar mais pessoas, considerando se tratar de um método inovador.

Todavia, é importante salientar que a empresa deve estar devidamente preparada para lidar com esse modelo de seleção. Com outras palavras, é fundamental que ela alinhe às suas políticas e ações ao método, para que tudo aconteça de forma tranquila e bem-sucedida.

Com base neste conteúdo, vimos que é possível valorizar a diversidade no processo seletivo e, assim, colaborar para um mundo mais justo, onde todos podem ter a oportunidade de fazer parte de uma empresa, fazendo com que ela alcance com maior velocidade os seus objetivos.

E então, gostou dessa ideia e quer aplicá-la em sua empresa? Então, acesse agora mesmo o site da Jobecam e conheça nossa plataforma, que pode lhe ajudar a desenvolver entrevistas às cegas. Com o nosso “The Voice” das entrevistas, os recrutadores de sua empresa avaliarão as competências e habilidades dos candidatos, independente de qualquer elemento que possa influenciar a sua decisão, como gênero, formação e idade. Venha desenvolver o seu processo seletivo na Jobecam! Acesse www.jobecam.com

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.