4 tendências do mercado de trabalho que toda empresa deve estar atenta

O mundo corporativo vem modificando as relações de trabalho. Com a tecnologia cada vez mais avançada, é preciso de uma constante atualização para se adaptar às tendências do mercado. Neste post, vamos abordar quais as principais tendências para o mercado de trabalho e o que esperar do futuro.

Separamos 4 tendências que as empresas deverão repensar e promover no mundo corporativo para se adequarem ao que vem no futuro. Confira:


Flexibilidade nas relações de trabalho

O trabalho home office já faz parte da rotina de muita gente, e a tendência é que essa modalidade se intensifique ainda mais no futuro. Com o avanço da tecnologia e da comunicação, muitas formas de trabalho podem ser executadas remotamente sem prejuízo algum.

Aquele modelo antigo de bater o cartão-ponto e ter um horário pré-estabelecido para trabalhar vai dar espaço ao trabalho por produtividade e por resultados.

Ou seja, mesmo que a pessoa não esteja presente na empresa e faça seu próprio horário de acordo com sua disponibilidade, o que importa é o resultado do seu trabalho para o crescimento da empresa.


Treinamentos e especializações por vídeo

O ensino EaD tem avançado significativamente nos últimos anos, principalmente em Universidades e Instituições de Ensino. No entanto, a tendência é que essa modalidade também passe a fazer parte do mundo corporativo. E isso é extremamente importante para as empresas!

Além de baratear o custo com treinamentos de funcionários, esse fator traz a possibilidade de manter periodicidade aos treinamentos. Hoje, caso uma empresa queira promover uma palestra, por exemplo, ela necessita esperar semanas ou até meses para que haja agenda disponível do palestrante.

Veja como um treinamento EaD pode ser benéfico:

  • Otimiza o tempo dos colaboradores
  • Possibilita que todos os funcionários tenham acesso ao treinamento
  • Reduz os custos com treinamentos
  • Possibilita regularidade nos treinamentos


Desenvolvimento em programas de talentos

Muitas empresas encontram dificuldades em atrair e manter talentos em seu quadro de funcionários. Isso acontece devido à alta concorrência e à dificuldade em estabelecer programas de desenvolvimento de talentos.

Durante muito tempo, os estágios eram usados por grande parte das empresas somente para suprir cargos com menos expressão. No entanto, o mundo corporativo já mudou esse comportamento, e a tendência para futuro é que essa relação mude significativamente.

Para captar talentos que realmente façam a diferença, as empresas vão precisar desenvolver melhor seus programas de talentos e estabelecer metas ousadas. Ou seja, será preciso fazer com que esses talentos tenham contato com problemas reais do mundo corporativo e desenvolvam suas habilidades para resolvê-los.

O foco não será mais atrair talentos, mas sim, conseguir reter bons talentos que façam a diferença!


Colaboradores com múltiplas habilidades

Da mesma forma que será necessário reter bons talentos, será preciso atrair pessoas com múltiplas habilidades. Isso já acontece, é verdade. Mas, muitas vezes, surgem questões trabalhistas e o trabalhador acaba sendo pouco explorado no mundo corporativo.

Se até pouco tempo nossas leis eram engessadas pela CLT, podemos ver o esforço do legislativo em modificar as relações de trabalho. Um exemplo é a nova lei trabalhista que ampliou algumas possibilidades de trabalho.

À medida que o trabalho for modernizando, certamente haverá mudanças na lei para facilitar as relações de trabalho. Desse modo, mesmo que o mercado de trabalho suprima algumas funções, será preciso atrair pessoas com diversas habilidades, com ampla qualificação e que estejam antenadas nos avanços tecnológicos.

Sua empresa está acompanhando as tendências para o futuro? Experimente nossa ferramenta e veja como ela pode facilitar e modernizar o RH da sua empresa. Acesse www.jobecam.com

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.