Como usar o vídeo currículo para conseguir o emprego dos sonhos?

Uma boa apresentação é fundamental para conseguir ter sucesso em uma entrevista, por isso, é preciso elaborar o currículo com bastante capricho. Mas, imagine complementar essas informações com um vídeo, para se destacar ainda mais? Confira neste artigo, como o vídeo currículo pode ajudar você a conseguir o emprego dos sonhos.


O que é o vídeo currículo?

vídeo currículo é uma modalidade que ainda não é tão forte no Brasil, mas que já é muito utilizada lá fora.

Basicamente, o vídeo currículo é exatamente aquilo que o nome indica. Ou seja, ao invés de apenas enviar as informações por papel, você também grava um vídeo contando um pouco sobre a sua trajetória profissional e porque você é o candidato ideal para a vaga.

Normalmente, o primeiro contato é um “elevator pitch”, um papo de elevador, em que você tem 30 segundos para se apresentar e tentar cativar o recrutador. Se houver um interesse, pode ser enviado um vídeo um pouco mais longo, como se fosse uma entrevista gravada.

Esse processo é benéfico por diversos motivos. O primeiro e principal, é ser visto como mais do que um pedaço de papel. Com esta opção, você pode se apresentar para a empresa de modo mais pessoal e dinâmico e ainda é possível trazer um pouco mais das suas experiências pessoais.

E no momento da entrevista pessoal, se você for chamado, o recrutador já irá te reconhecer, até com um pouco mais de intimidade, colocando você um passo à frente dos outros candidatos.

Além disso, existe a questão da acessibilidade. Isso porque, com estes vídeos, é muito mais fácil para o recrutador ver o seu vídeo do que ler diversos currículos impressos em papel.


Como funciona o vídeo currículo?

Por isso, essa solução pode ser a resposta para você encontrar o seu emprego dos sonhos. Portanto, é preciso saber como usá-lo a seu favor.

O vídeo currículo é uma oportunidade de se destacar e mostrar o que está além do papel, e de onde você trabalhou. Se você estiver gravando um vídeo específico para uma empresa, pode se focar bastante nela, comentando como a sua experiência pode ajudar no que eles precisam.

Porém, o ponto mais importante de se atentar é ao tempo do recrutador. Não adianta ser muito curto, mas ser muito extenso pode ser ainda pior. É preciso encontrar uma medida ideal. Entre 30 segundos e no máximo 3 minutos, é uma boa medida, mas é você que precisa “sentir” qual é o tempo ideal.

Para você ter ainda mais sucesso com o seu próximo vídeo currículo, confira estas dicas mais técnicas de como fazer a sua apresentação no capricho!

O vídeo currículo é uma excelente iniciativa, que permite que você vá além do papel e tenha um contato mais próximo com a empresa, possibilitando que exista uma primeira impressão muito melhor.

Quer saber mais como funciona? Na Jobecam, você tem todo o espaço para criar o seu vídeo currículo totalmente de graça, e ainda, acesso a diversas vagas para se candidatar. Quem sabe você não acha a perfeita para você? Então, acesse a nossa plataforma e confira! www.jobecam.com

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.