Melhores práticas para aumentar a produtividade do RH

O RH é um setor com um peso estratégico enorme para a empresa, afinal, lida com um dos principais recursos de qualquer negócio, o humano. Porém, também é um departamento que sofre com bastante burocracia, o que pode afetar o seu trabalho. Por isso, confira as melhores práticas que podem ajudar a aumentar a produtividade do RH.


O processo seletivo

Uma das principais atribuições do RH, o processo seletivo, é essencial para a empresa, mas pode consumir bastante tempo e recurso. Neste caso, o fundamental é não somente contratar um funcionário competente tecnicamente, mas que se encaixe bem com a cultura da organização.

Por isso, busque caprichar bastante nos anúncios, sendo bem claros na função e no tipo de empresa no qual o candidato irá trabalhar. É importante também, aproveitar bem o local em que o anúncio da vaga é feito, de modo a atrair exatamente o candidato que você procura.

Uma ótima dica, é conhecer e incentivar o vídeo currículo. Essa opção permite poupar tempo e ajudar a conhecer melhor o candidato antes que ele necessariamente precise fazer uma visita à instituição. É uma opção extremamente positiva para todos.


A burocracia e o dia-a-dia

Para a rotina do profissional, a melhor forma de aumentar a produtividade é tentar diminuir o impacto da burocracia.

Primeiramente, é importante pensar em questões que garantam um maior compliance, ou seja, mais conformidade. Isso significa estar de acordo não somente com as leis vigentes, mas também com as políticas internas da empresa. Ter essa preocupação ajuda a evitar problemas que podem resultar em retrabalho no futuro.

Além disso, uma ótima dica é procurar uma das inúmeras opções de software de automação que podem ser muito úteis para o setor. Eles podem automatizar algumas tarefas, possibilitando que os profissionais se foquem mais no aspecto humano do trabalho, promovendo treinamentos, por exemplo.

É importante também, sempre pensar no que está por trás dos problemas. O RH lida com as interações humanas, por isso, dificilmente uma situação é simplesmente somente daquele que está na sua frente. Geralmente, tem alguma coisa por trás.

Por exemplo, o turnover. Todo setor de RH se preocupa com a taxa de turnover do local de onde trabalha, já que ter um valor muito alto não é muito bom. A alta rotatividade diminui os benefícios da continuidade e resulta em muitos gastos com novos treinamentos e processos de seleção.

Ao invés de pensar nesses problemas, pontualmente, vá até à raiz da situação e encontre o verdadeiro motivo pelo qual eles ocorrem. Busque entender por que os funcionários não ficam muito tempo na sua empresa, e procure corrigir a situação.

Por isso, a melhor dica para aumentar a produtividade do RH é pensar em soluções que permitem trazer benefícios para o funcionário. Evite ficar preso na burocracia e tente inovar nos pontos mais importantes para qualquer colaborador: qualidade de vida e desenvolvimento.

Esses dois conceitos, são os mais importantes para qualquer colaborador que gosta de se sentir bem e reconhecido no local que trabalha, ao mesmo tempo que se torna um profissional melhor e que habilidades estão sendo desenvolvidas e aprimoradas.

O que você achou destas dicas? Quer conhecer um pouco mais sobre o vídeo currículo? Então, acesse o nosso site e conheça nossas ferramentas. www.jobecam.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *