Benefícios da Entrevista Gravada

5 razões para utilizar entrevista gravada na contratação de novos talentos

A atual configuração de mercado exige expertise de setores de RH das empresas ao contratar promissores funcionários. Para isso, há uma série de métodos e táticas assertivas que ajudam a selecionar quem tem o perfil do negócio. Dentro desse contexto, é necessário entender os motivos de utilizar entrevista gravada na contratação de novos talentos.

Isso não faz com que entrevistar a pessoa fisicamente seja deixado de lado. Pelo contrário: agregam-se duas formas de entender melhor o perfil daqueles que você deseja integrar a equipe. Quer saber como? Então veja abaixo, as 5 razões para utilizar entrevista gravada na contratação de novos talentos, aplicando agora mesmo no seu negócio.


Capacidade de comunicação

O primeiro ponto é indispensável no mundo moderno: uma comunicação direta e clara de potenciais talentos. Um funcionário capacitado, independentemente da área, tem a competência necessária para falar em frente a uma câmera.

A consequência é que a resolução de problemas, principalmente quando a relação é interpessoal, mostra-se um ponto forte do candidato. Isso ajuda a filtrar quem se comunica bem, assim como a capacidade de coesão, concisão e argumentação.


Intimidade tecnológica

Outro ponto forte do setor privado atual é a forma como os profissionais lidam com a tecnologia. Uma entrevista gravada deve ser o ponto de partida nesse sentido, principalmente porque se trata de algo relativamente ‘simples’ de ser feita.

Não é preciso se atentar a qualidade da imagem, inserções de GC (gerador de caracteres) ou edições bem elaboradas. O importante é entender se o candidato possui uma base para lidar com aparatos tecnológicos, realidade em quase todas as empresas atualmente.


Seleção rápida e eficiente

Quantos currículos por e-mail ou entregues ao atendimento, o RH do seu negócio recebe? Para realizar um processo seletivo de novos talentos nesse sentido, perde-se um tempo precioso. O vídeo possibilita uma pré-seleção rápida e eficiente.

Em outras palavras, assistir takes de 30 segundos dos candidatos dinamiza o processo. Assim, podem-se criar etapas onde a entrevista gravada pode iniciar ou estar no meio da seleção. Não à toa, grandes empresas utilizam do vídeo para filtrar parte dos profissionais.


Produtividade e redução de custos

Sintonizada com a dica acima, essa é outra das razões para utilizar entrevista gravada na contratação de novos talentos: produtividade e redução de custos. O primeiro se dá através de um processo bem elaborado, diminuindo a necessidade de várias entrevistas físicas.

A redução de custos é consequência de tudo isso: plataformas de empregos com destaque para quem conecta candidatos com empresas, redução de gastos com papel, telefonemas, horas trabalhadas do RH, entre outros pequenos valores que somados fazem a diferença.


Base de dados: o perfil ideal

Quando a entrevista gravada é usada de forma estratégica, pode-se ter o maior ganho de todos: uma base de dados que redundará em um perfil ideal. Como os vídeos ficaram guardados e registrados, torna-se mais acessível perceber quem tem potencial.

Ao analisar a entrevista gravada dos novos talentos que agora são realidade na sua empresa, é possível perceber quem mais se aproxima da excelência na execução de atividades. Além disso, pode-se aprofundar e definir um padrão específico através de recrutamentos anteriores, diminuindo o tempo de escolha e acertando na decisão.

Que tal aplicar tudo isso na prática? Visite nosso site, conheça uma ferramenta exclusiva e os planos adequados para o seu negócio! www.jobecam.com

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.