Seleção às cegas

Entrevista às cegas: quais as vantagens que ela traz para as empresas?

Você já escutou o termo entrevista às cegas? Esse método está se tornando cada vez mais popular em processos de recrutamento e seleção, graças às suas vantagens para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Ao longo deste artigo, abordaremos os benefícios dessa modalidade de entrevista para as companhias.

Como funciona uma entrevista às cegas?

Vamos começar contextualizando esse tipo de seleção. Já bastante difundida nos Estados Unidos e em países da Europa, a entrevista às cegas tem como principal objetivo reduzir a discriminação, seja ela consciente ou inconsciente, dos candidatos por parte dos recrutadores, favorecendo, desta forma, a diversidade e inclusão no meio corporativo.

Graças a esse método, os candidatos são conhecidos e avaliados pelas suas competências profissionais. E tudo isso ocorre através de plataformas que eliminam dados pessoais, que contribuem para essa discriminação, como idade, etnia, estado civil, gênero, origem e se têm filhos.

A pessoa realiza um cadastro do seu currículo nesta ferramenta, que repassa aos recrutadores os candidatos com melhor perfil para determinado cargo, de acordo com suas características e histórico profissional, ou seja, um “currículo cego”.

Quais os benefícios da entrevista às cegas para as empresas?

Esse processo de recrutamento e seleção traz uma série de vantagens para as empresas. Listamos abaixo as principais:

Maior diversidade no ambiente corporativo

Esse é apontado como o maior benefício da entrevista às cegas para as empresas, além de ser um tema em alta na atualidade em muitas companhias que defendem a Diversidade & Inclusão. Ao evitar discriminações pessoais nas seleções, as companhias formam equipes mais diversificadas, com colaboradores com visões de mundo e experiências de vida diferentes.

Foco no profissionalismo e melhores resultados

Na entrevista às cegas, o que vale é o perfil profissional do candidato. Ou seja, os recrutadores irão focar nas características que de fato são importantes para a empresa. Assim, torna-se mais fácil montar equipes de alta performance e focadas em resultados, pois as chances de você ter selecionado o melhor candidato para aquela vaga aumentam.

Redução de custos e erros

Você já realizou todo um processo seletivo, o novo colaborador começou e após algum tempo você concluiu que aquela não foi a escolha correta? Isso é muito comum e a entrevista às cegas resolve esse problema. Afinal, ao analisar um “currículo cego”, o que prevalece são os aspectos técnicos e as necessidades da companhia, aumentando a assertividade.

Employer Branding

Você já ouviu falar nesse termo? Employer Branding é outro conceito cada vez mais em alta no universo corporativo e consiste na imagem que a sua organização tem diante da comunidade, o que aumenta o desejo de trabalhar ali.

A maior diversidade nas equipes é muito positiva para a construção dessa imagem e a sua empresa passa a ser vista como um bom local para trabalhar.

E aí? Ficou empolgado para começar a usar a entrevista às cegas na sua empresa? Conheça agora mesmo a Jobecam, uma plataforma interativa que conecta empresas a candidatos por meio de vídeo recrutamento, e encontre o melhor plano para as suas necessidades.

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.