O que perguntar ao entrevistador

O que perguntar ao entrevistador?

Por Carol Palombini — Psicóloga, Coach Executiva e de Carreira

Entrevista de emprego te dá frio na barriga só de pensar?
Então, talvez você esteja se colocando na posição errada.

Quando eu faço simulações de entrevistas com meus clientes de coachingpercebo uma postura muito reativa. Algumas pessoas só respondem as perguntas do entrevistador e perdem uma grande oportunidade de apresentar seu diferencial e passar uma boa imagem profissional.

Se você quer sair dessa rotina e aproveitar a oportunidade para passar uma boa imagem mesmo, então veja aqui algumas dicas de perguntas que você deve ou não fazer ao entrevistador:

O QUE NÃO PERGUNTAR
A entrevista é momento de você conhecer a empresa e da empresa te conhecer melhor. Então ainda não é hora de acertar dados contratuais.

Deixe que eles se apaixonem por você e, quando já tiver sido aprovado, você terá a oportunidade de analisar a proposta. Por isso não pergunte sobre:

  1. Salário e Benefícios: Será dito no momento certo. Segure sua ansiedade e saiba de antemão qual o seu objetivo salarial e qual o mínimo aceitável.
  2. Horário de trabalho: Idem. Mesmo que tenha restrições de horário, só faça essa pergunta depois de aprovado. Se eles te adorarem poderão abrir exceções.

O QUE PERGUNTAR

Quem faz perguntas certas mostra capacidade analítica, visão ampla e interesse na sua função especificamente.

Use essa oportunidade para investigar mais sobre o Clima, a Cultura, volume de trabalho e a estrutura de tomada de decisões.

  1. O que a empresa espera do profissional nessa função?
    Essa pergunta mostra que você tem interesse em atender as expectativas com relação às suas responsabilidades e ainda te dará a chance de contar suas experiências que reforçam as características desejadas pelo empregador. Além disso, também te dará a oportunidade de avaliar se é o tipo de atuação que você deseja.
  2. O que você acha de trabalhar nessa empresa? Como é o clima?
    Essa pergunta é importante se você valorizar muito o ambiente de trabalho e a empresa também. Pesquise os valores corporativos e veja se também estão presentes no discurso do entrevistador.
    Quando você se candidata a uma empresa que valoriza seu clima, então ela vai querer que você faça parte disso.
  3. Como é feita a avaliação de desempenho?
    Fazendo essa pergunta você vai descobrir se a empresa tem um plano de carreira estruturado e uma avaliação objetiva. Continue nesse assunto para descobrir mais detalhes sobre suas chances de crescimento.
  4. Qual a estrutura hierárquica da minha área?
    Essa é para entender a burocracia da empresa. Se a empresa é ágil na tomada de decisões ou se há tantos níveis que o trabalho pode ser mais lento. Por meio dessa pergunta, você também pode descobrir a importância estratégica de sua área.
  5. Como está formada a minha equipe?
    Se você é gestor não pode deixar de fazer essa pergunta. Você mostra com isso que está analisando a gestão da equipe e a capacidade de entrega. Questione sobre o número de pessoas no time e a senioridade de cada um.
    Se você não está em cargo de liderança, então mostrará que deseja trabalhar em equipe e que tem visão sistêmica. 
    Em ambos os casos, você terá uma excelente oportunidade de avaliar a carga de trabalho.

Várias outras perguntas podem ser feitas. Faça seu questionário levando em consideração três pontos:

  • O que é mais importante para você numa empresa;
  • O que você pode perguntar que te dará chance de mostrar seu diferencial;
  • O que a empresa mais valoriza

Então vá preparado para a entrevista! Assuma a postura de profissional que tem escolhas e garanta que vai mostrar seu diferencial, independentemente do entrevistador te dar essa oportunidade.

Time Jobecam

A Jobecam é uma plataforma de Recrutamento e Seleção que leva mais agilidade e diversidade para a seleção de talentos. Pioneira em Entrevista Às Cegas Por Vídeo, o "The Voice" da seleção. Entre para o time de empresas plurais que lucram 33% a mais.