Vantagens do vídeo currículo

As super vantagens do vídeo currículo e entrevistas gravadas

A tecnologia vem se tornando cada vez mais necessária nas ações estratégicas das empresas. A área de Recursos Humanos é consciente disso e já está utilizando diversos meios tecnológicos a fim de gerar resultados mais eficientes.

Podemos citar como exemplo a área de Recrutamento e Seleção, que vem optando por fazer análises de vídeo currículo, entrevistas gravadas ou remota em seus processos seletivos. Este formato de seleção está ganhando espaço e diversas pesquisas apontam que as tecnologias utilizadas para estes processos conseguem gerar uma redução significativa de tempo e dinheiro.

Vantagens:

? Otimiza o tempo do recrutador e do gestor;

? Elimina entrevistas desnecessária;

? Economia com chamadas telefônicas na triagem via ligação, impressão desnecessária de currículos, gastos com estruturas para entrevista presencial;

? Maior autonomia no controle da agenda do recrutador/e gestor;

? Aumenta o alcance de candidatos potenciais e maior número de entrevistas qualificadas;

?Possibilidade de manter a impessoalidade. (Otimiza o gerenciamento de expectativas de candidatos)(

? Avaliação assertiva de outros idiomas;

? Tempo de locomoção do candidato;

? Armazenamento e histórico dos perfis analisados sendo possível realizar comparações efetivas(

? Avaliação do perfil em qualquer lugar e em qualquer hora

? Otimiza o processo de avaliação em processos à distância (outros estados/países)

Hoje as ferramentas mais utilizadas para este tipo de processo são:, Skype, envio de vídeo por e-mail, hangout, facetime e alguns softwares de recrutamento e seleção. Todos estes instrumentos oferecem uma facilidade de manipulação pelos usuários, tanto para o recrutador como candidato. Contudo, é importante conscientizar os candidatos de que, apesar de tratar-se de uma entrevista remota, é essencial que haja profissionalismo. Os cuidados com a vestimenta, comportamento e um local apropriado não devem fugir do contexto profissional.

É importante salientar que, as utilizações destas ferramentas não anulam a entrevista presencial. Elas ajudarão o recrutador a ser mais assertivo e eficiente na escolha dos candidatos para fase final. O objetivo é potencializar o processo de seleção gerando uma economia de tempo e consequentemente dinheiro.


Se você é recrutador e está lendo este texto te convidamos a refletir.

1- Quando você vê o perfil de algum profissional no Linkedin ou CV, não seria interessante ter uma prévia da apresentação dele, (comunicação, perfil comportamental, suas habilidades..) antes de aciona-lo para uma entrevista presencial?

2- Quantas vezes você pensou durante a seleção: selecionei os melhores candidatos para fase presencial. Contudo, quando esta ocorreu, teve que passar mais de 30 minutos do seu tempo conversando com um profissional que nos 3 primeiros minutos, você já havia percebido que não se encaixava para a posição? E muitas vezes, sem fit com a cultura da empresa?

3- Quantas vezes você achou que fez uma excelente seleção, mas o gestor acabou tendo que passar pela mesma situação citada anteriormente pois não teve empatia com a pessoa?

Pois bem, estas questões e dores podem ser resolvidas. E entre muitas plataformas que fazem entrevistas gravadas, existe uma que além de oferecer esta possibilidade, ainda oferece um ambiente para que o profissional grave o seu vídeo currículo gratuitamente. E os RHs têm acesso livre a estes perfis.

Com tantas informações em um só lugar, os recrutadores conseguem organizar melhor seus processos, potencializar as análises e entregar as contratações dentro do SLA exigido.

O digital veio para ficar e este mundo de opções e facilidades agrega e evolui nossos processos. A sugestão é aproveitar! Acesse: www.jobecam.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *